O Dieta Alimentar preveligia a reeducação alimentar e a alimentação saudável.
Confira: como perder peso, como emagrecer rapido, como perder barriga, dietas saudáveis, dieta para emagrecer, dieta para engordar, alimentos saudáveis e dicas.




O stress e a vontade de comer

stress-e-a-vontade-de-comer

Tal como eu, muita gente quando está nervosa ou com stress (estresse) fica propensa a comer e nestes casos em que os sentimentos imperam as pessoas comem alimentos calóricos, gordurosos etc.
Não é só o stress e os nervos que levam muita gente a refugiar-se na comida como forma de aliviar ou compensar os sentimentos. A ansiedade, a baixa autoestima, a solidão, a tristeza e outros sentimentos (emoções) fazem com que as pessoas utilizem a comida como forma de "conforto", como forma de alívio ou compensação dos sentimentos/emoções.

O grave deste tipo de comportamento é que você vai comer alimentos que não devia e que não precisava comer o que vai implicar um aumento de calorias e quem sabe consequentemente um futuro aumento de peso ou mesmo implicar um desvio dos objetivos predefinidos numa dieta de emagrecimento.

Não se deve cometer esse erro, as pessoas não devem nunca utilizar a comida como forma de conforto ou de alívio das emoções ou sentimentos.



Caso aconteça você estar tentado a comer, você deve controlar as suas emoções, diga para si mesmo que você está nervosa(o) e não tem fome e como não é fome que tem você não vai comer.
Se vir que não está a funcionar e que você se sente impulsionada(o) a comer, não coma. Tente sair do local onde tem acesso à comida e faça atividades físicas, vá correr, caminhar, faça algum exercício físico que lhe agrade. Assim você conseguirá evitar comer e ainda estará a queimar calorias.

Se por algum motivo você não resistir, faça atenção ao que come, coma alimentos saudáveis e que tenham poucas calorias como por exemplo uma peça de fruta (confira aqui: calorias da fruta). Outras alternativas/sugestões seria beber um copo de água fria, água com limão, chá verde sem açúcar ou mesmo um café (atenção à cafeína do chá e do café). Links úteis:
- Calorias da fruta
- Beneficios da água
- Calorias da água
- Benefícios do café
- Calorias do café
- Benefícios do chá verde
- Desintoxicar o organismo bebendo água com limão

Evite a todo o custo compensar os sentimentos comendo sorvetes, bolos, biscoitos, chocolates e outros doces bem como alimentos gordurosos como batatas fritas de saco, etc.

Caso lhe tenha acontecido não resistir, por várias vezes, aos impulsos de comer quando está emocionalmente frágil pense em visitar um médico e pense em fazer psicoterapia.
Fazer psicoterapia é importante para que você aprenda a comer quando tem fome e não quando lhe aparece a vontade de comer.

Comece a partir de agora a ter um bom controlo sobre seus sentimentos e emoções, seguindo uma alimentação saudável e praticando atividades físicas, no futuro verá que compensa agir desta forma.


Leitura complementar:
- Dica para comer menos
- Como comer menos comendo sopa

Créditos - O stress e a vontade de comer:
Imagem: TinEye.
Texto: baseado num artigo da revista "Santé Revue".

Encontre o que procura de forma fácil (Pesquisa personalizada):