O Dieta Alimentar preveligia a reeducação alimentar e a alimentação saudável.
Confira: como perder peso, como emagrecer rapido, como perder barriga, dietas saudáveis, dieta para emagrecer, dieta para engordar, alimentos saudáveis e dicas.


A cor dos alimentos e sua importância para a saúde

A cor dos alimentos e sua importância para a saúde
A cor dos alimentos e sua importância para a saúde

Quem nunca ouviu a expressão “quanto mais cor no prato, melhor”?
Interessante é que essa expressão de fato tem fundamentos.
Cada "cor de comida", ou melhor, cada substância (pigmento) que fornece a tonalidade a um determinado alimento possui suas características específicas (benefícios específicos para a saúde).

A expressão “quanto mais cor no prato, melhor” tem razão de ser porque quanto maior for a variação de cores na sua alimentação melhor, significa que você estará a fazer uma ingestão mais diversificada e completa de nutrientes que vão ajudar a fortalecer o organismo e a prevenir doenças.
Para se preservar a saúde e até mesmo emagrecer é importante ter uma alimentação bem diversificada e por isso você deve diversificar na cor dos alimentos.
Quando se fala na importância das cores dos alimentos estamos a referir as cores originais ou naturais dos alimentos e não aos alimentos com corantes. Os alimentos com corantes não se encaixam nestas categorias e não proporcionam os mesmos benefícios para a saúde.

Alimentos vermelhos ou avermelhados
A substância que é responsável pela cor vermelha ou avermelhada dos alimentos é o licopeno. Além desta substância de grande valor para a saúde do ser humano (licopeno), os alimentos vermelhos também possuem outra substância importante para a saúde, a antocianina.Os alimentos vermelhos ou avermelhados são alimentos eficazes contra o desenvolvimento de câncer e estimulam a circulação sanguínea.
Um alimento vermelho popularmente usado na alimentação e que contém bastante licopeno é o tomate, confira aqui este artigo:
- Tomate versus Câncer

6 alimentos vermelhos ou avermelhados:
Alimentos amarelos (amarelados) e cor de laranja (alaranjados)
Os alimentos amarelos (ou amarelados) e cor de laranja (alaranjados) são ricos em vitamina B-3, ácido clorogênico e betacaroteno que são substâncias que ajudam a prevenir o câncer de mama, ajudam a manter o sistema nervoso saudável e ainda protegem o coração.

6 alimentos amarelos ou alaranjados:
Confira: Alimentos alaranjados são alimentos saudáveis
Alimentos roxos e/ou azulados
A substância que fornece a tonalidade roxa aos alimentos é o ácido elágico.
O ácido elágico tem a capacidade de retardar o envelhecimento e de neutralizar substâncias cancerígenas antes mesmo de elas alterarem o código genético.

6 Alimentos com pigmentação azulada e/ou arroxeada:
  • Ameixas
  • Beringela
  • Figos roxos
  • Mirtilos
  • Repolho-roxo
  • Uvas roxas


Alimentos verdes
Os alimentos com uma pigmentação de cor verde são ricos em clorofila e vitamina A.
Os alimentos de cor verde possuem efeito anticancerígeno (anticanceroso), ajudam na proteção do coração, cabelo, pele, desintoxicam as células, inibem os radicais livres (substâncias que danificam células com o passar do tempo), auxiliam na ação antibacteriana, têm ação cicatrizante e combatem o crescimento de tumores.

 6 Alimentos de cor verde (legumes, vegetais folhosos):
Alimentos brancos
Os alimentos brancos são importantes fontes de cálcio e potássio.
Eles são importantes para o bom funcionamento do organismo, contribuem na formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento dos sistemas nervosos e músculos.

 6 Alimentos brancos:
Alimentos marrons ou bege
Os alimentos marrons ou bege são excelentes fontes de fibras e vitaminas do complexo B.
Os alimentos marrons/bege melhoram o funcionamento dos intestinos, combatem a ansiedade, combatem a depressão, ajudam a prevenir o câncer e doenças cardiovasculares.

 6 Alimentos marrons ou bege:


Créditos - A cor dos alimentos e sua importância para a saúde:
Imagem: Yandex.
Texto: Coral (recebido via email). Readaptado pelo Dieta Alimentar.

Encontre o que procura de forma fácil (Pesquisa personalizada):