O Dieta Alimentar preveligia a reeducação alimentar e a alimentação saudável.
Confira: como perder peso, como emagrecer rapido, como perder barriga, dietas saudáveis, dieta para emagrecer, dieta para engordar, alimentos saudáveis e dicas.


Comer verduras (benefícios e dicas)

comer-verduras
Confira algumas dicas sobre verduras/vegetais

Apesar de muitas pessoas não gostarem de colocar verduras e/ou vegetais em seus pratos, eles são importantíssimos para a saúde do ser humano.
Os vegetais/verduras são ricas fontes de fibras alimentares, vitaminas e sais minerais, que são nutrientes fundamentais para preservar a saúde e ajudar a prevenir diversas doenças.
Vale bem a pena "investir" em uma salada com variados tipos de verduras, e não apenas em um tipo de verduras, visto que cada verdura/vegetal tem suas vantagens, tem seus benefícios para a saúde. O brócolis ou brócolos por exemplo é um alimento saudável que é rico em ácido fólico, antioxidantes, fibras alimentares, cálcio, vitamina A e vitamina C, sendo importante na proteção do coração, melhora o funcionamento dos intestinos, reforça a imunidade, ajuda a controlar doenças como a psoríase por exemplo ou mesmo certos tipos de câncer (confira: brócolis vs câncer). Já a chicória (ou escarola) possui vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, cálcio e é ainda considerada como sendo diurética.

A dica sobre comer verduras/vegetais é variar bastante para que você possa usufruir dos diferentes benefícios de cada uma das verduras ou vegetais. A seguir apresento-lhe uma lista com alguns vegetais/verduras, seus benefícios para a saúde e dicas de como fazer esses alimentos ou de pratos que podem acompanhar.

Acelga
A acelga é rica em vitamina A, vitamina C, vitamina K, niacina (vitamina do complexo B) e fibras alimentares (ver outros 30 alimentos ricos em fibras dietéticas).

Benefícios da acelga para a saúde: ajuda a combater a prisão de ventre e a combater gastrites.

Dica de como fazer a acelga: cozinhe a vapor ou faça uma sopa com acelgas, batatas e cenouras.

Alface
A alface é uma boa fonte de betacaroteno, vitamina K, potássio e ácido fólico.

Benefícios da alface para a saúde: o ácido fólico aumenta a produção de glóbulos brancos e glóbulos vermelhos, o que pode auxiliar num aumento de imunidade.
Confira mais benefícios da alface:
- 10 Benefícios da alface para a saúde

Dica de como fazer a alface: a alface é um alimento chave pois além de estar presente em quase todas as saladas pode fazer parte ainda de diversos tipos de sanduíches. Um que pode ser muito interessante é a sanduíche de pão ciabatta, muzzarela de búfala, alface e tomate.

Dicas extras sobre a alface (vai aceder ao blog Util Dicas):
- Dica para a alface
- Como conservar salada/alface (imagem e vídeo)



Brócolis ou brócolos
Os Brócolis ou brócolos são ricos em ácido fólico, antioxidantes, fibras alimentares, cálcio, vitamina A e vitamina C (ver lista com 40 alimentos ricos em vitamina C).

Benefícios dos brócolis ou brócolos para a saúde: Proteção do coração, melhora o funcionamento dos intestinos, reforça a imunidade, ajuda a controlar doenças como a psoríase e ajuda a prevenir e a combater certos tipos de câncer. Confira aqui os benefícios dos brócolis:
- 10 Benefícios dos brócolis ou brócolos para a saúde

Dica de como fazer os brócolis: Cozinhe os brócolis no vapor com azeite de oliva virgem extra e suco de limão. No final polvilhe os brócolis com amêndoas tostadas.

Rúcula
A rúcula é uma boa fonte de vitamina A, vitamina C, fósforo e ferro (ver lista de alimentos ricos em ferro).

Benefícios da rúcula para a saúde: auxilia na saúde pulmonar.

Dica de como fazer a rúcula: além das infinitas saladas que podem ser preparadas com rùucula, aproveite a rúcula para fazer um calzone de tomate e rúcula.



Como os alimentos aqui apresentados são de cor verde, confira este artigo:
- A cor dos alimentos e sua importância para a saúde

7 Dicas caseiras relacionadas com verduras, vegetais, legumes (fonte: Util Dicas):
2 Dicas para cozinhar repolho roxo
Como cozinhar legumes (2 dicas)
Dica para conservar o feijão por mais tempo
Dica para cozer a couve-flor
Dica para limpar verduras
Dica para renovar legumes murchos
Dica para tirar acidez da cebola

Texto: Luísa A. Rodrigues (WSI Consultoria), texto readaptado por Fatinha (Dieta Alimentar).
Imagem: M de Mulher, imagem enviada pela Luísa A. Rodrigues (WSI Consultoria) via email.

Encontre o que procura de forma fácil (Pesquisa personalizada):