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Vida saudável com Omega-3

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Quem deseja ter uma vida saudável não tem como ignorar o Omega-3.
O omega-3, ácido graxo que pode ser encontrado em peixes, é um tipo de gordura que é fundamental para a saúde e o bem-estar do ser humano.
É impressionante a ação que a ingestão de alimentos ricos em omega-3 pode ter no corpo, inúmeros são os estudos que comprovam esses benefícios. Além de ser comprovado que influencia melhoras no aprendizado, sistema imunológico e no humor, o ômega-3 ainda possui a capacidade de:
  • Atividade anti-inflamatória;
  • Atividade antitrombos (entupimento dos vasos sanguíneos);
  • Redução da pressão arterial (confira: dica alimentar para controlar a hipertensão arterial);
  • Controle da psoríase;
  • Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos;
  • Combater a TPM;
  • Prevenir diabetes;
  • Prevenir acidente vascular cerebral (derrame);
  • Ajudar no combate à depressão;
  • Ajudar na manutenção dos níveis de testosterona, para um ótimo desenvolvimento muscular (confira: 20 alimentos ricos em testosterona);
  • Prevenir a asma;
  • Prevenir síndromes inflamatórias intestinais (colites);
  • Prevenir o declínio mental;
  • Prevenir alguns tipos de câncer ou cancro;
  • Diminuir o estresse (stress);
  • Ajudar a emagrecer (confira: dicas para emagrecer);
  • Prevenir a artrite reumatóide;


Os alimentos ricos em Omega-3 são: peixes (principalmente as espécies cavala, arenque, sardinha, salmão, atum, bacalhau) semente de linhaça, castanhas e nozes, óleos vegetais (azeite, óleo de soja, canola) e vegetais de folhas verdes escuro.
Confira aqui uma lista de alimentos ricos em ômega 3:
- 12 Alimentos ricos em ômega 3

Obs: Ao fritar o peixe, as moléculas do Omega-3 são destruídas. A melhor forma de consumir este precioso ácido graxo, é comer o peixe assado ou grelhado.

Quantidades recomendadas de Omega-3:
As quantias de consumo sugeridas de omega-3 são 250mg para jovens (2-18 anos), para grávidas 400mg e para bebês (6-24 meses) de 50 a 100mg.
Já para os adultos (+ 18 anos), o consumo recomendado é, a ingestão de peixes ricos em omega-3 de três a quatro vezes na semana.

Fato curioso sobre o Omega-3:
Apesar do alto consumo de omega-3 na Islândia (um dos países com maior expectativa de vida no mundo e sempre bem ranqueado em pesquisas referentes à qualidade de vida) devido a grande quantidade de peixes no local, o omega-3 ainda é consumido em cápsulas pelas crianças enquanto estão nas escolas.

Cuide da sua saúde.
Tenha uma vida saudável "comendo" omega-3.



Créditos do artigo "Vida saudável com Omega-3":
Texto: Luísa Andrade Rodrigues do site WSI Consultoria.
Imagem: Google (enviada pela Luísa, via email).
Obrigado à Luísa por colaborar com o Dieta Alimentar.

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