O Dieta Alimentar preveligia a reeducação alimentar e a alimentação saudável.
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5 Dicas para iniciar um novo plano alimentar (Nutri Geórgia Bachi)

Dicas para iniciar um novo plano alimentar
(Nutricionista Geórgia Bachi)

Frequentemente escuto em meu consultório:
- “Vou parar de jantar para perder peso”;
- “Vou ficar períodos amplos sem comer para diminuir as calorias”;
- “Comprei barrinhas de cereais/biscoitos e sucos de caixinha para ter uma alimentação saudável”, entre outros.

Nenhuma das supracitadas frases condiz com uma alimentação saudável e/ou resultado estético positivo. Destaco como um dos principais motivos dessas informações sem credibilidade, os 'formadores de opinião'. Para evitar que você caia na tentação de seguir tais frases sem credibilidade, separei cinco dicas, bastante úteis para quem busca iniciar um novo plano alimentar.



5 Dicas para iniciar um novo plano alimentar:

- Consulte um nutricionista:
Embora existem inúmeras dietas prontas na internet; somente um nutricionista com credibilidade poderá elaborar, a partir de uma consulta presencial, um plano alimentar de acordo com seus hábitos e a sua rotina. Se você pratica um treino de alta intensidade, certifique-se de que o nutricionista entenda e tenha experiência nessa área.
Link complementar que pode ser útil: Porque deve evitar dietas milagrosas.

- Dê prioridade a alimentos integrais:
É habitual localizarmos alimentos integrais mais calóricos que suas versões convencionais. Embora sejam mais calóricos, os alimentos integrais são mais nutritivos, por possuírem maior teor de fibras, vitaminas e sais minerais. Além disso, os alimentos integrais proporcionam maior saciedade e, ao mesmo tempo, suas fibras nos auxiliam a limpar algumas toxinas do corpo (desintoxicar o organismo).
Link complementar que pode ser útil: cereais integrais ajudam a reduzir o colesterol.

- Pratique exercícios físicos:
Para quem é sedentário, o ideal é iniciar pela musculação, de forma a fortalecer os músculos ou ganhar um pouco de massa muscular magra para posteriormente iniciar exercícios aeróbicos, como por exemplo, corrida. O importante é escolher uma atividade física que você goste e à qual possa se dedicar.
Link complementar que pode ser útil: alimentos para ganhar massa muscular.

- Não use a 'lei da compensação':
Mesmo se a ideia for comer um rodízio à noite, esqueça a lei da compensação, não passe o dia sem comer para compensar o que vai comer no rodízio. Temos que comer de 3 em 3 horas, caso contrário nosso corpo ficará mais suscetível a estocar gorduras indesejadas.
Link complementar que pode ser útil: suco desintoxicante e digestivo.

- Sobre os doces/chocolates:
Pessoas com compulsão por doces, especialmente chocolates, poderão realizar trocas por barras proteicas, nas mesmas proporções. Atualmente existem muitos tipos no mercado, alguns até com sabor melhor que o do próprio chocolate.



Outros artigos da nutricionista Geórgia Bachi:
- Erva-mate e seus benefícios
- Alimentos para ganhar massa muscular magra

Créditos do '5 Dicas para iniciar novo plano alimentar':
Imagem: Feita com imagem gratuita do site freepik e imagem da nutricionista Geórgia Bachi.
Texto: Nutricionista Geórgia Bachi.

Nutricionista Geórgia Bachi
Geórgia Bachi
Nutricionista - CRN10 5274

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