O Dieta Alimentar preveligia a reeducação alimentar e a alimentação saudável.
Confira: como perder peso, como emagrecer rapido, como perder barriga, dietas saudáveis, dieta para emagrecer, dieta para engordar, alimentos saudáveis e dicas.


Alimentos saudáveis: Beterraba

alimentos-saudaveis-beterraba
A beterraba é um alimento saudável

Uma alimentação saudável deve ser composta de alimentos saudáveis e a beterraba é um desses alimentos. A beterraba é um alimento saudável que deve fazer parte de uma dieta alimentar seja ela uma dieta de emagrecimento ou não.

A beterraba pode ser consumida em saladas cruas ou saladas cozidas, em sopas e em sucos ou "shakes".

A beterraba é um alimento nutritivo, é muito rica em fibras alimentares, vitaminas e sais minerais.
Curiosidades nutritivas da beterraba:
- Meia beterraba cozida tem mais fibras alimentares que duas colheres de sopa de arroz.
- Uma beterraba cozida tem mais potássio que uma banana.
- Uma beterraba cozida tem 3x mais magnésio que uma batata cozida.



Além de ser nutritiva e de proporcionar variados benefícios para a saúde a beterraba também é pouco calórica e como tal é um alimento interessante a ter em conta para dietas de emagrecimento.
Confira: calorias da beterraba e de outros legumes

A beterraba possui a cor "vermelha arroxeada" que é resultado da pigmentação de uma substância chamada betacianina. A betacianina é um antioxidante natural que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce (combatendo os radicais livres) e ajuda a combater e/ou prevenir alguns tipos de câncer ou cancro (em especial o câncer do cólon e dos intestinos).
A beterraba ajuda reduzir a pressão arterial e a dilatar os vasos sanguíneos, que por sua vez melhora o fluxo de sangue e a passagem de oxigénio o que é excelente para se prevenir doenças como o acidente vascular cerebral (AVC) e outras doenças relacionadas com a demência.
Consumir regularmente beterraba também ajuda a reforçar o sistema imunológico, a baixar elevados níveis de colesterol e a prevenir algumas doenças como a anemia (confira: alimentos ricos em ferro), distúrbios do fígado e do baço.



Como complemento, deixo-lhe aqui duas dicas relacionadas com beterrabas que podem ser úteis (vai aceder ao blog Util Dicas):
- Dica para cozinhar beterraba
- Dica para a beterraba não manchar a salada

Créditos:
Imagem: TinEye.
Texto: inspirado num artigo da revista francesa "Santé Naturelle".

Encontre o que procura de forma fácil (Pesquisa personalizada):