O Dieta Alimentar preveligia a reeducação alimentar e a alimentação saudável.
Confira: como perder peso, como emagrecer rapido, como perder barriga, dietas saudáveis, dieta para emagrecer, dieta para engordar, alimentos saudáveis e dicas.




Benefícios do vinho tinto

Benefícios do vinho tinto

benefícios-vinho-tinto

O Natal é uma data muito importante para os Cristãos pois é neste momento que é lembrado o nascimento e o amor de Jesus cristo.
Os vinhos são um símbolo importante nessa data, festa natalícia. Aproveitando o momento vamos aqui realçar os benefícios do vinho, em destaque o vinho tinto, pois este vinho possuí imensos benefícios para a saúde.
Um dos maiores benefícios de vinho tinto é uma maior esperança de vida devido ao vinho reduzir o risco de ataques cardíacos, quando bebido de forma moderada.
Antigamente os vinhosmais caros do mundo eram considerados os melhores. Atualmente já existem diversos vinhos mais acessíveis em termos monetários que também são bons em termos de qualidade e quantidade de polifenóis (os polifenóis proporcionam variados benefícios sobre a nossa saúde).
Vamos então conhecer os benefícios do vinho tinto.

O vinho tinto aumenta a expectativa de vida
Estudos têm mostrado que o consumo de vinho tinto pode reduzir o risco de ataque cardíaco. Isso porque que o vinho tinto diminuiu o colesterol LDL. O colesterol LDL é o "mau" colesterol que pode causar doença cardíaca. A diminuição do colesterol ruim deve-se aos polifenóis, substância esta que proporciona outros benefícios, como veremos mais abaixo.
Eis aqui algumas informações úteis sobre o colesterol LDL (mau colesterol):
- O que é o mau colesterol (LDL)
Valores de referência do colesterol LDL
- Alimentos para baixar o mau colesterol (LDL)
- Dica para baixar o colesterol

O vinho tinto reduz o risco de doença cardíaca
O consumo regular e moderado de vinho tinto reduz o risco de ataque cardíaco em 35 a 50 por cento, o que é especialmente verdade para as pessoas entre 30 e 60 anos.
Atenção que estamos a falar em consumo moderado de vinho tinto. Um ou dois copos de vinho tinto por dia são mais do que suficiente para fazer uso das vantagens de vinho tinto.
Nos países do sul da Europa onde o consumo de vinho tinto é um hábito, o número de ataques cardíacos fatais é significativamente menor do que na Europa Central ou de Leste.

O vinho tinto reduz a oxidação das células e diminui o risco de câncer
O vinho tinto é rico em polifenóis que têm muitos efeitos positivos sobre a nossa saúde.
Os polifenóis são ricos em anti-oxidantes que asseguram que as nossas células não oxidem e consequentemente não morram deixando o seu organismo mais saudável e tornando o risco de câncer e doença cardiovascular bem menor.

O vinho tinto ajuda a reduzir a pressão arterial e o colesterol ruim
Outro efeito positivo dos polifenóis é reduzir a pressão arterial e ainda reduzir o colesterol ruim (como vimos mais acima).
Os Polifenóis também estão presentes no chá, legumes, brócolis e cacau (chocolate).
Segundo alguns entendidos os vinhos franceses, os vinhos israelenses e os vinhos chilenossão aqueles que são mais ricos em polifenóis.

O vinho tinto reduz o risco da doença de Alzheimer
Novamente, os polifenóis desempenham um papel importante na prevenção da doença de Alzheimer. As células do cérebro morrem mais lentamente, ou vivem mais tempo se preferir, o que reduz o risco da doença de Alzheimer.

O vinho tinto ajuda a ter ossos mais fortes
O vinho tinto tambem contém resveratrol, uma substância que deixa nossos ossos mais fortes e saudáveis contribuindo assim para a prevenção da osteoporose (doença óssea).
Nota: O resveratrol é um polifenol que pode ser encontrado principalmente nas sementes de uvas, na película das uvas pretas e no vinho tinto.


O vinho tinto pode prevenir gripes e resfriados
Os polifenóis também têm um efeito positivo sobre o nosso sistema imunológico e nos torna menos suscetível a resfriados, febre e gripe.
O risco de bronquite e pneumonia é significativamente reduzido pelo consumo moderado de vinho tinto.

O vinho tinto ajuda a acalmar, relaxar e a dormir
Ajuda a melhorar o sono e funciona com um relaxante e calmante, ajuda a combater a depressão e é um ótimo aliado para os dias frios em que pegar no sono se torna mais difícil para muitas pessoas.

Erros cruciais de quem bebe vinho tinto:
- Um erro crucial é beber muito vinho. Ele deve ser consumido moderadamente, 1 a 2 copos por dia e de preferência conjuntamente com alimentos, ou seja, quando você come refeições grandes como almoço e jantar.
O vinho tinto deve ser degustado em uma taça ou um copo de 200ml.
O álcool em grande quantidade não faz bem e em vez de benefícios vai é trazer malefícios para a saúde.
- Outro erro é beber vinho com adição de açúcar. 
Lembre-se que o açúcar refinado em excesso faz mal a saúde. Uma bebida à qual se adiciona açúcar deixa de ser uma bebida interessante em termos de saúde.

O vinho é contra indicado para:
O vinho em geral é contra-indicado para mulheres grávidas ou lactantes.
O vinho não é recomendado para aqueles que sofrem de doenças no pâncreas ou rins.
Pessoas que sofrem de doenças do fígado, como cirrose, hepatite crônica, fígado gordo ou insuficiência hepática devem evitar beber vinho.

2 Dicas relacionadas com vinho
- Guia para combinar o vinho com a comida
- Dica para conservar e reaproveitar restos de vinho



Créditos do artigo "benefícios do vinho tinto":
Imagem: Pixabay.
Texto: Rosi Feliciano Oliveira (enviado por email). Texto adaptado por dieta alimentar.

Encontre o que procura de forma fácil (Pesquisa personalizada):