O Dieta Alimentar preveligia a reeducação alimentar e a alimentação saudável.
Confira: como perder peso, como emagrecer rapido, como perder barriga, dietas saudáveis, dieta para emagrecer, dieta para engordar, alimentos saudáveis e dicas.


Alimentos saudáveis - Tomate vs Câncer

tomate-prevenir-cancro-cancer

O alimento saudável do qual vos vou falar hoje é o Tomate.
Os benefícios do tomate são vários, o "Dieta Alimentar" destaca a prevenção do câncer ou cancro.

O tomate é um alimento que você deve incluir na sua dieta alimentar, seja ela de emagrecimento ou não.
Os nutricionistas recomendam comer tomates porque o tomate é um alimento rico em licopeno, vitaminas (complexo A, B e C), cálcio, fósforo, potássio, ácido fólico e frutose. Quanto mais maduro estiver o tomate, maior será a concentração desses nutrientes.
Se faz dieta para emagrecer, saiba que o tomate tem poucas calorias e por isso pode inclui-lo no seu regime de emagrecimento, veja aqui as calorias do tomate:
- Calorias dos Alimentos - Tomate



Passando ao mais importante, fique a saber que o tomate tem um agente anticancerígeno (anticanceroso) que se chama "licopeno". O licopeno ajuda a prevenir a transformação de uma célula normal em célula cancerígena e foi considerado um inibidor de proliferação de células cancerígenas.
O licopeno (pigmento natural que dá a cor avermelhada ao tomate) além de ser um anticancerígeno também é um antioxidante que ajuda a impedir e a reparar os danos das células causados pelos radicais livres.

Vários tipos de câncer ou cancro que o tomate ajuda e prevenir:
- Cancro ou câncer de próstata,
- Cancro ou câncer de mama,
- Cancro ou câncer de colo do útero,
- Cancro ou câncer de pulmão,
- Cancro ou câncer de estômago.


Pelo que li na revista francesa (Santé Magazine) o licopeno é absorvido mais facilmente pelo organismo se o tomate for cozinhado (cozido, estufado) com um pouco de gordura vegetal (ex: azeite de oliva).

Devido ao tomate ter benefícios muito importantes para a saúde, o Dieta Alimentar recomenda que coma tomates de forma regular, seja em saladas, molhos, sanduíches, sopas e mesmo em suco ou sumo.

Curiosidade sobre o tomate:
O tomate é um fruto (fruto do tomateiro) e não um legume. Eu sei que é corrente as pessoas referirem-se ao tomate como sendo um legume mas a verdade é que o tomate é um fruto.

Créditos:
Imagem: Auchan França.
Texto: Fatinha (Dieta Alimentar), segundo o Acordo Ortográfico.
Texto inspirado num artigo que li na revista francesa Santé Magazine.

Encontre o que procura de forma fácil (Pesquisa personalizada):