O Dieta Alimentar preveligia a reeducação alimentar e a alimentação saudável.
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Colesterol Bom - Colesterol Ruim

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O Dieta Alimentar dedica este artigo ao colesterol.
É muito importante falar do colesterol porque "ter o colesterol elevado pode ser muito perigoso para a saúde" e ainda porque "ter o colesterol elevado é assintomático" (não apresenta sintomas).

- Colesterol -
O colesterol é uma substância (semelhante à gordura) que é transportada pelo sangue para todas as células do organismo. O organismo necessita de colesterol para a regeneração celular e para o desempenho de outras funções importantes. Por esse motivo, o próprio organismo produz colesterol, o fígado é o responsável por cerca de 70% do colesterol presente no organismo, o resto é conseguido pela ingestão de gorduras (consumo de alimentos gordurosos ou com gorduras).



- Colesterol bom e Colesterol ruim -
Como o colesterol é insolúvel em água (logicamente insolúvel no sangue) e como o organismo necessita de o transportar através da corrente sanguínea, o colesterol liga-se a 2 tipos de lipoproteínas (proteínas hidrossolúveis), o de baixa e o de alta densidade.
Assim sendo, aparecem 2 tipos de colesterol (o colesterol bom e o colesterol ruim):
  • LDL (Low Density Lipoprotein - lipoproteína de baixa densidade). Quando o colesterol se liga a esta lipoproteína forma-se o "Colesterol LDL". O colesterol LDL é considerado o colesterol ruim, ou se preferir, o mau colesterol. 
  • HDL (High Density Lipoprotein - lipoproteína de alta densidade). Quando o colesterol se liga a esta lipoproteína forma-se o "Colesterol HDL". O colesterol HDL é considerado o colesterol bom, ou se preferir, o bom colesterol.
Quando os níveis de colesterol no sangue são altos, o mau colesterol, "Colesterol LDL", começa a se depositar na parede dos vasos sanguíneos ou artérias, endurecendo as paredes desses vasos sanguíneos (arteriosclerose) e/ou obstruíndo-os parcialmente ou totalmente (ataque cardíaco ou AVC) . Por estes motivos é que o colesterol LDL é popularmente conhecido como sendo "o colesterol ruim".

Por seu lado, a boa notícia é que o colesterol bom (colesterol hdl) ajuda a eliminar o colesterol que está em excesso no sangue, levando-o para o fígado, eliminando-o na bílis (bile ou suco biliar).
Por este motivo é que o colesterol HDL é popularmente conhecido como sendo "o colesterol bom".

- Colesterol versus Saúde -
O colesterol elevado pode trazer problemas graves à saúde do ser humano.
Pessoas que tenham o colesterol elevado, correm grande risco de sofrerem um ataque cardíaco ou um AVC (acidente vascular cerebral). Quanto mais alta for a concentração de colesterol no sangue maior será a probabilidade de ter uma dessas "doenças" que podem ser e são muitas vezes mortais.

Uma forma "natural" de diminuir o colesterol ruim é aumentando o colesterol bom ingerindo quantidades moderadas de gorduras saudáveis (ex: ómega 3).
Claro que também é importante controlar a sua dieta alimentar, consumindo poucas ou nenhumas gorduras saturadas.
Eu irei publicar no "Dieta Alimentar", artigos relacionados com "alimentos saudáveis" e "alimentos que ajudam a combater o colesterol".

Por outro lado, saiba que o nível de colesterol muito baixo pode ser um sinal de problemas no fígado. 

- Sintomas do colesterol elevado -
Não existem sintomas quando se tem colesterol elevado.
A forma de se saber é fazendo exames ou análises ao sangue.



- Valores limites do colesterol -
Os valores limites do colesterol no sangue variam de acordo com a idade, herança genética, hipotiroidismo (produção de hormonas insuficiente da tiroide), diabetes, alimentação rica em gordura, vida sedimentária e outros casos. Por isso, não deixo aqui valores limites do colesterol, o melhor e o mais seguro é consultar um médico e fazer análises ao sangue.
O seguimento de um profissional de saúde é muito importante e este artigo não visa nem pretende substituir a opinião de algum médico.

Pelo que foi visto, percebe-se que o colesterol é bom porque faz falta ao organismo e é mau porque pode por em perigo a saúde das pessoas.
O que se deve fazer é controlar periodicamente os niveis de colesterol, ter uma dieta alimentar (de emagrecimento ou não) que seja equilibrada e saudável e fazer desporto ou exercício ("mexer-se").
Cuide da sua saúde. Faça atenção ao seu Colesterol.

Para ver mais sobre o colesterol, visite:
- Blog do Colesterol

Créditos do artigo:
Imagem: TinEye.
Texto: inspirado em artigos que li nas revistas francesas "Santé Magazine", "Santé Naturelle" e "Réponses Santé".

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